A Defensoria Pública do Estado do Acre reforçou as medidas de prevenção contra fraudes que envolvem o uso indevido do nome da instituição. Como parte dessa iniciativa, todos os setores foram orientados a alertar a população sobre golpes em que criminosos se passam por representantes da Defensoria para solicitar dados bancários e até pagamentos indevidos de supostos honorários para a liberação de alvarás judiciais.
Para garantir a segurança dos assistidos, a Defensoria determinou que o aviso sobre esses golpes seja incluído formalmente nos protocolos de atendimento e fixado em cartazes dentro da instituição. Durante os atendimentos, os servidores, colaboradores e estagiários também deverão reforçar a orientação para que a população não compartilhe informações pessoais ou bancárias por telefone, mensagens ou outros meios digitais.
A Corregedora-Geral da Defensoria, Roberta de Paula, destaca que todos os serviços prestados pela instituição são inteiramente gratuitos, conforme prevê a legislação. Além disso, esclarece que o pagamento de alvarás judiciais ocorre exclusivamente por meio dos bancos oficiais, cabendo ao próprio assistido realizar o saque diretamente na instituição financeira.
Caso alguém seja vítima ou alvo de uma tentativa de golpe, a recomendação é que o caso seja registrado e comunicado à Administração da Defensoria Pública para que sejam adotadas as providências cabíveis. Dessa forma, a instituição busca evitar prejuízos financeiros e proteger os direitos dos cidadãos atendidos.
Fonte:acre24hora.com
Foto: Arquivo/DPE/AC
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