A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, ressaltou que o órgão está aberto a parcerias para fortalecer os investimentos nos ramais. Segundo ela, apesar de a manutenção das vias ser uma responsabilidade das prefeituras, o Estado mantém equipes de emergência na regional do Deracre no Juruá para garantir a trafegabilidade.
Entre janeiro e março de 2025, o Deracre já teve que recuperar 10 pontes em ramais de Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, devido às fortes chuvas do período. O governo tem sido acionado frequentemente para intervir em situações emergenciais, minimizando os impactos da estação chuvosa.
No ano anterior, em 2024, foram construídas 25 pontes de madeira e executadas melhorias em mais de 1.000 km de estradas, abrangendo 784,5 km em Cruzeiro do Sul, 85,5 km em Mâncio Lima e 130,2 km em Rodrigues Alves.
Diante da situação crítica das vias, os ramais 2, 3, 5 e 7 já estão programados para receber melhorias no verão, assim que as condições climáticas permitirem. Enquanto isso, as ações emergenciais seguem sendo executadas para garantir o acesso das famílias e reduzir os transtornos causados pelas chuvas.
fonte:ac24horas.com
foto: Ricarlene Silva/Deracre
Redes Sociais