O nível do Rio Acre continua a subir e já alcança 14,42 metros, de acordo com medições da Defesa Civil de Rio Branco. Esse aumento foi causado pelas chuvas que ocorreram nas cabeceiras do rio, nas regiões de Assis Brasil e Brasileia, cerca de 72 horas atrás. O capitão Roger, do Corpo de Bombeiros, explicou que a expectativa era de uma redução mais significativa do volume das águas, mas o Riozinho do Rola manteve o fluxo de água, deixando o Rio Acre estável. Agora, com a chegada da água das cabeceiras, o nível do rio deve subir ainda mais.
Diante dessa situação, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros intensificaram os trabalhos de remoção de famílias atingidas pela cheia. Nesta quinta-feira (13), equipes foram enviadas à Rua Jerusalém, que liga o bairro Seis de Agosto ao Canaã, na capital. A operação contou com o apoio da Zeladoria Municipal, além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Segundo o capitão Roger, a equipe envolvida na operação conta com 43 agentes, mas, com a previsão de aumento do nível do rio, esse número deve ultrapassar 50 profissionais. Ao longo do dia, houve um crescimento na quantidade de chamados para remoção de famílias. Pela manhã, a situação estava mais controlada, mas, à tarde, a demanda aumentou consideravelmente.
Atualmente, há cinco equipes atuando na operação: três são responsáveis pela remoção de famílias, uma trabalha em conjunto com o Saerb para garantir o abastecimento de água na cidade e outra permanece disponível para atender novas ocorrências.
A orientação para os moradores das áreas alagadas é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e organizar seus móveis e pertences para a remoção.
fonte:ac24horas.com
Foto: David Medeiros/ac24horas
Redes Sociais